Centro de Formação Dr. Rui Grácio :: acção de formação - formador: Jorge de Sousa Pires
Introdução à Robótica: o mundo das coisas acopladas - Physical Computing Technology Enhanced Learning (TEL)

introdução à robótica

Arduino Duemilenove

Arduino Duemilenove

O Arduino é uma plataforma de prototipagem electrónica open-source flexível onde o Hardware e Software são fáceis de usar. É desenhado para artistas, designers, amadores e todos os que estão interessados em criar ambientes e objectos interactivos. O Arduino pode receber inputs de vários tipos de sensores e enviar respostas, desde o controlo luzes, motores e outros actuadores. O microcontrolador na placa é programado utilizando o Linguagem de Programação do Arduino tem origem em Wiring e é essencialmente C/C++.
O Arduino pode ser usado para o desenvolvimento de objectos interactivos e independentes ou pode estar ligado a um computador utilizando uma ligação USB.
Uma típica placa Arduino é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagi-la em tempo real. Ela em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um ou mais Arduinos deste modo, usando extensões apropriadas chamadas de shield. A interface do hospedeiro é simples, podendo ser escrita em várias linguagens. A mais popular é a Processing, mas outras que podem comunicar-se com a conexão serial são: Max/MSP, Pure Data, SuperCollider, ActionScript e Java.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial